Saiba como consultar valores de emissão da segunda via de certidão 

Assim como muitos documentos, para solicitar a segunda via de uma certidão de registro civil é preciso pagar uma taxa. Normalmente, os valores de emissão da segunda via de certidão podem variar conforme o país, estado ou até mesmo o município onde é feita a solicitação. Esse valor também vai depender do tipo de certidão e de quantas cópias serão necessárias.  

E se você precisa consultar valores de emissão da segunda via de certidão, pode seguir por dois caminhos. O primeiro, é entrando em contato diretamente com o cartório de registro civil responsável pelo registro. Por esse contato também é possível buscar detalhes sobre os documentos que serão necessários, além do prazo para emissão.  

Se você prefere resolver isso no conforto do seu lar, é possível consultar valores de emissão da segunda via de certidão por meio do site da Central de Certidões. Para isso, basta iniciar o processo de solicitação de uma certidão. O valor vai aparecer na parte inferior da página. 

Também é possível consultar os valores na Tabela de Emolumentos, no site www.anoreg.org.br. Lá, estão disponíveis todas as tabelas de preços por Estado. No entanto, o sistema não calcula as especificidades de cada pedido realizado em cartório, por isso há a possibilidade de cobrança de valor adicional em alguns casos.  

Vale lembrar que os cartórios não recebem verbas públicas. Isso significa que eles são mantidos pelos recursos obtidos por meio dos serviços prestados. Além disso, a regulação dos valores é feita por leis estaduais e do Distrito Federal que determinam quanto deve custar cada ato extrajudicial. A exceção fica para os registros de nascimento e óbito e da emissão das primeiras vias dessas certidões, que são gratuitas. 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Veja a nossa Política de privacidade e Termos de Uso