Primeira e segunda via: qual a diferença?

Certidão de nascimento, casamento e óbito. Essas são as principais certidões de registro civil que uma pessoa pode ter ao longo da vida. Esses três documentos que acompanham todas as fases da vida de um cidadão brasileiro e é por isso que precisam ser guardados em segurança. Mas, e se por acaso a certidão for perdida? Ou roubada? Não se preocupe: é possível recuperar os dados em uma segunda via. 

Mas você sabe qual a diferença entre a primeira e segunda via de uma certidão? A gente explica:

Bom, como você já deve imaginar, as primeiras vias das certidões de nascimento, casamento ou óbito são emitidas no momento do registro e são gratuitas nos casos de nascimento e de óbito. Já a segunda via só é gerada ao ser solicitada, seja em caso de perda ou de atualização do documento.

Em resumo: a primeira via é a original e a segunda via é uma reprodução fiel desse registro original. No entanto, ambas têm o mesmo valor legal e podem ser utilizadas em situações que exigem documentação ou ainda quando a certidão original é perdida ou danificada.

Há ainda situações em que a segunda via pode ser solicitada para um procedimento civil. O casamento é um exemplo, já que o cartório normalmente solicita aos noivos certidões de nascimento atualizadas, o que faz com que seja necessário emitir uma nova versão.

Saiba como Como solicitar certidão de casamento online

E aí, entendeu a diferença entre primeira e segunda via?

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Veja a nossa Política de privacidade e Termos de Uso