A segunda via de certidão de registro civil nada mais é do que a emissão de um novo documento. Nela, constam todas as averbações, retificações e anotações, se houverem. E existem inúmeros situações em que a segunda via é necessária, principalmente quando a certidão original é perdida ou danificada.
Primeira ou segunda via: qual a diferença
No entanto, você também pode precisar de cópias adicionais para diferentes fins como, por exemplo, a compra venda de um imóvel ou, ainda, solicitação de um financiamento. De maneira geral, sempre que for preciso comprovar um evento registrado, como nascimento, casamento ou óbito, é possível que uma cópia atualizada da certidão de registro civil seja solicitada.
Quer saber mais sobre isso? Aqui estão alguns casos comuns em que a segunda via da certidão de registro civil pode ser necessária:
- Atualização de documentos pessoais: A segunda via é necessária para atualizar documentos como carteira de identidade, passaporte, CPF, entre outros. Além disso, algumas instituições podem exigir uma cópia recente da certidão de registro civil.
- Casamento civil: Se um casal planeja se casar no civil, pode ser necessário apresentar uma cópia recente da certidão de nascimento para dar entrada no processo de habilitação do casamento.
- Processos judiciais: Em casos legais, como processos de herança, pensões alimentícias, adoção, divórcio, entre outros, pode ser necessário apresentar uma cópia atualizada da certidão de registro civil como parte da documentação.
- Obtenção de benefícios: Outra situação em que o documento pode ser exigido é para solicitar benefícios governamentais, como aposentadoria, pensões, seguro-desemprego, entre outros.
- Viagens internacionais: Vai viajar? Fique atento, pois alguns países podem exigir uma cópia recente da certidão de registro civil como parte dos documentos necessários para solicitar um visto de viagem ou para outros fins relacionados à imigração.
- Problemas com a certidão original: Se a certidão original estiver ilegível, danificada ou se houver erros nos dados registrados, pode ser necessário solicitar uma segunda via corrigida. Isso porque as certidões não são aceitas se estiverem ilegíveis e rasgadas.